terça-feira, 9 de agosto de 2011

Relax no hostil e irresistível Mar Morto

A água, morninha, é dez vezes mais salgada que o habitual, faz os olhos arderem e os banhistas boiarem sem esforço. Melhor visitá-lo logo: a cada ano, ele encolhe um metro

O Mar Morto é hostil. A água, morninha, é tão salgada que, se entra no olho, bem, serão ao menos dez minutos de agonia. E a areia submersa esconde uma crosta de sal que pode ter protuberâncias cortantes. Por isso, banho de mar, só de chinelos.

Trata-se, contudo, de uma experiência fundamental em uma visita a Israel. O Mar Morto é o principal ponto turístico não religioso do país. E vem encolhendo perceptivelmente: estima-se que já tenha perdido um terço de sua superfície nos últimos 50 anos. Há várias razões para a redução do volume das águas: mineração, irrigação, agricultura...

Ele não vai desaparecer de um dia para o outro (e há especialistas que garantem que isso nunca vá acontecer), mas você pode visitá-lo com a desculpa de se garantir. Afinal, o Mar Morto encolhe um metro por ano.

O nome mórbido se deve ao fato de que não há vida nas águas (o que também é contestado por alguns especialistas). De todo o modo, os peixes arrastados pelas correntes do Rio Jordão morrem imediatamente ao entrar em contato com o mar, dez vezes mais salgado que o habitual.

Essa também é a razão pela qual todos flutuam, sem esforço, ao entrar na água. A brincadeira não pode durar mais do que 15 minutos - corre-se o risco de desidratação. Depois do mergulho, é preciso tirar todo o sal nos chuveiros de água doce espalhados pela orla.

Ainda assim, a composição das águas (ricas em minerais como sódio, magnésio, cálcio e potássio) é considerada benéfica à pele. Por esse motivo, não faltam spas nas imediações.

Na verdade, os propalados efeitos terapêuticos do Mar Morto são um grande negócio em Israel. A marca Dead Sea vende diversos tipos de cosméticos, incluindo lama retirada da região. É possível comprar os produtos nos spas, shoppings e até nas lojas dos aeroportos.

Curiosidades
Orgulho israelense, o Mar Morto, compartilhado com a Jordânia e a Autoridade Palestina, tem cerca de 80 quilômetros de extensão e é o ponto mais baixo da superfície terrestre, 423 metros abaixo do nível do mar.

Além de ponto turístico, a região é também polo agrícola. Isso se deve, em parte, à produção de potássio realizada ali, importante componente para adubo. Só de tamareiras, uma das mais antigas culturas da região, são 250 hectares.
Fonte: O Estado de S. Paulo / Leandro Quintanilha / EIN GEDI

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pacote para Israel - Terra Santa para brasileiros


Terra Santa para Brasileiros – 07 noites (10 dias)

Belém • Galiléia • Haifa • Jerusalém • Nazaré • Tel Aviv
Saídas: 15/05, 19/06, 10/07, 24/07, 04/09, 30/10, 13/11 e 11/12

Roteiro
SÃO PAULO · TEL AVIV
Apresentação no aeroporto para embarque com destino Tel Aviv.

TEL AVIV
Chegada, desembarque e traslado ao hotel. Hospedagem.
Pernoite em: Tel Aviv

TEL AVIV
Café da manhã. Saída até Jaffa para visitar o Bairro dos Artistas e ao Mosteiro de São Pedro. Visita panorâmica dos principais pontos de interesse da cidade: Rua Dizengoff, o Palácio da Cultura, o Museu de Tel Aviv, a Praça Yitzhak Rabin, o Mercado Carmel. Continuaremos até o famoso Museu da Diáspora para uma visita. Regresso ao hotel. Tarde livre. Hospedagem.
Pernoite em: Tel Aviv

TEL AVIV · HAIFA · GALILÉIA(220 km)
Café da manhã. Saída até Cesaréia para visitar o Teatro Romano, a Cidade Cruzada e o Aqueduto. Continuação até Haifa para visita ao Santuário Bahai e os Jardins Persas. Vista panorâmica do alto do Monte Carmel e visita ao Mosteiro Carmelita. Continuação até São João de Acre para apreciar as fortificações medievais. Saída a Safed, cidade da Cabala e do misticismo judaico. Visita a uma antiga sinagoga. Continuação da viagem até o kibutz. Hospedagem.
Pernoite em: Hagoshrim

GALILÉIA · NAZARE · JERUSALEM(250 km)
Café da manhã e passeio pelas instalações no kibutz para conhecer o seu estilo de vida. Saída até o Monte das Bem-Aventuranças, lugar do Sermão do Monte, e a seguir prosseguimento até Tabgha, lugar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Continuação até Cafarnaum para visitar a Antiga Sinagoga e a Casa de Pedro. Visita a Yardenit, paragem sobre o Rio Jordão, lugar de batismo de Jesus. Visita a Nazaré: a Basílica da Anunciação, a Carpintaria de José e a Fonte da Virgem. Continuação pelo vale do Jordão e deserto da Judéia até Jerusalém. Hospedagem.
Pernoite em: Jerusalem

JERUSALEM · BELEM
Café da manhã. Saída para visita ao Monte das Oliveiras, o Horto de Getsemani e a Basílica da Agonia. Visita ao Muro das Lamentações. Continuação até o Monte Sião para visita a tumba do rei Davi, o cenáculo e a abadia da Dormição. Prosseguindo até Ein Karem para visitar o lugar de nascimento de São João Batista. Continuação ao Museu do Holocausto para uma visita. Saída até Belém para visitar a Basílica da Natividade, a Gruta de São Jerônimo e a Igreja de Santa Catalina. Regresso a Jerusalém. Hospedagem.
Pernoite em: Jerusalem

JERUSALEM
Café da manhã. Saída até a cidade velha para subirmos a Esplanada do Templo. Passeio pelas 14 estações da Via Dolorosa, visitando a Igreja da Flagelação, a Capela da Condenação, o Calvário e o Santo Sepulcro. Continuação através do bairro Judaico e ao Cardo Romano, e visita ao Museu da Cidadela e Torre de Davi. Continuação até a cidade nova para uma visita panorâmica dos principais pontos de interesse: a Kneset (Parlamento), a Residência Presidencial, o Teatro Municipal, etc. Visita ao Museu de Israel onde se encontra o Santuário do Livro e a Maquete de Jerusalém da época de Jesus. Tarde livre. Hospedagem.
Pernoite em: Jerusalem

JERUSALEM
Café da manhã. Dia livre para atividades pessoais. Possibilidade de se fazer um passeio opcional para Massada. Hospedagem.
Pernoite em: Jerusalem

JERUSALEM · SÃO PAULO
Café da manhã. Traslado ao aeroporto. Embarque com destino ao Brasil.

SÃO PAULO
Chegada e desembarque. Fim dos serviços.

Preços por pessoa em apto duplo, saindo de São Paulo, sujeitos a alteração. Lugares limitados.
Consulte valores por e-mail: israel@shigoto.com.br

Forma de pagamento:
6 x iguais (entrada à vista + 5 x em cheques) ou 5 x iguais (entrada à vista + 4 x cartão de crédito). Valor mínimo da parcela deverá ser equivalente a US$ 100,00.

Informações e Reservas:
Shigoto.com Agência de Turismo
Largo Sete de Setembro, 52 sl 1102 e 1103
Liberdade – São Paulo/SP CEP: 01501-050
Tel 11 3101-8193 – Skype: shigoto.com
E-mail shigoto@shigoto.com.br / MSN shigoto.com@live.com
Site www.shigoto.com.br